terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reflexão da Luz: Espelhos e Iluminação

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)


SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: REFLEXÃO DA LUZ: Espelhos e Iluminação
TÍTULO DO ARTIGO: É possível multiplicar o iluminamento de um recinto refletindo de volta em vários espelhos a luz proveniente deste ambiente?




Não! Na verdade, tudo que um espelho faz é apenas redirecionar a luz; a mesma luz que deve ter vindo de alguma fonte luminosa e incidido sobre ele. O espelho não produz luz! É preciso gastar energia para criar a luz; não se pode tirar luz do nada. Assim sendo, a colocação de espelhos não pode multiplicar o iluminamento de um ambiente. O que a colocação adequada de espelhos pode fazer, no máximo, é evitar o desperdício de iluminação.
A luz é parcialmente absorvida e refletida pelas superfícies dos corpos opacos sobre os quais ela incide. Um corpo de cor negra, por exemplo, absorve todos os comprimentos de onda da luz que recebe. Um espelho ideal faz exatamente o contrário: ele reflete toda a luz incidente sem absorvê-la. É justamente por isso que as superfícies espelhadas minimizam a absorção, dando assim a impressão de um maior iluminamento.




PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. É possível multiplicar o iluminamento de um recinto refletindo de volta em vários espelhos a luz proveniente deste ambiente? Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.
http://alexandremedeirosfisicaastronomia.blogspot.com/2011/10/fisica-no-dia-dia008-reflexao-da-luz.html. Acessado em 11 de Outubro de 2011. (atualizar a data)


Nenhum comentário:

Postar um comentário