terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os Conspiranóicos e o 11 de Setembro

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

Eu nem sabia da existência de mais uma teoria maluca da conspiração, dessas que povoam a Internet. Quem me mostrou essa mais nova foi o meu amigo Severino Bezerra e nós então conversamos um bocado sobre os absurdos contidos na mesma. Ela trata como uma conspiração o atentado ao WTC em 11 de setembro de 2001.
Uma dessas maluquices mais famosas (e já fartamente desmascarada) é aquela de que o homem jamais pisou na Lua. Surge agora uma versão CONSPIRANÓICA, tão pirada quanto aquela sobre a Lua, a respeito dos eventos de 11 de Setembro de 2001.
Segundo ela, o terrivel evento da queda das duas Torres Gêmeas não poderia ter sido causado pelos choques dos dois aviões, mas teria sim sido o resultado de alguma implosão. Para sustentar essa extravagante hipótese, o texto espalhado na Internet menciona  vários “físicos e engenheiros famosos”, sem entretanto dar nome a nenhum deles.
Tudo pura piração e que não resiste a uma análise mais acurada dos fatos ocorridos. Qualquer estudante de Física, por mais iniciante que seja, consegue perceber o total desatino das argumentações ali desenvolvidas. As alegações são todas elas completamente descoladas da realidade e demonstram uma profunda ignorância científica por parte de quem bolou a tal “estória” maluca.
Eu matutei bastante se valia mesma a pena escrever uma NOTA rebatendo todas aquelas tolas alegações conspiranóicas e confesso que já estava cedendo à tentação de comprar mais uma briga, quando descobri que isso já havia sido feito e muito bem feito.
A conceituada revista francesa SCIENCE & VIE, em sua última edição de SETEMBRO de 2011, traz estampada na parte de baixo de sua CAPA uma chamada amarela de um artigo tratando exatamente desse extravagante tema e desmascarando (na verdade, levando ao ridículo) todas as alegações dessa referida teoria conspiranóica.
Quem estiver interessado no assunto, o LINK do site da revista (paga) é:
http://www.science-et-vie.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário