quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reflexão em Espelhos Retrovisores e Campo de Visão

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: REFLEXÃO EM ESPELHOS: Retrovisores e áreas de visualização
TÍTULO DO ARTIGO: Reflexão em Espelhos Retrovisores e Campo de Visão

Conseguimos ver bem toda a parte traseira da estrada com os nossos espelhos retrovisores?
Boa parte dos automóveis fabricados no Brasil, já vem equipada com três espelhos retrovisores: um retrovisor interno central e mais dois retrovisores laterais. Enquanto o espelho interno central dá um amplo campo de visão da parte traseira do trânsito, os retrovisores laterais permitem ver apenas uma parte das referidas laterais. E esta área visualizada (ou campo de visão) depende da forma como se posiciona o espelho em relação ao veículo.

Se não bastasse a distorção da distância real causada pelo fato de tais espelhos laterais serem sempre convexos (o que faz com que a imagem do carro de trás pareça mais longe do que o carro na realidade está), há também o problema da pequena área de visão enfocada. Na verdade, o fato de tais espelhos serem convexos aumenta um pouco o campo de visão; mas, diminui a distância da imagem, como comentamos mais detalhadamente em outra questão.
Portanto, à parte a questão da distância, interessa-nos analisar o problema do campo de visão fornecido pelos retrovisores. Aqui cabe observar que a forma de posicionar tais espelhos, ou seja, o ângulo que eles formam com o carro, é determinante da área a ser devidamente enfocada. Muitos motoristas colocam os seus retrovisores laterais de um modo que os permite observar a lateral dos seus próprios veículos e apenas uma pequena parte do movimento dos outros carros atrás do mesmo. Note-se, nas figuras abaixo, a posição da reta normal ao espelho retrovisor (tracejada), para melhor se compreender a variação do ângulo de visada de acordo com a lei da reflexão; segundo a qual os ângulos de incidência e de reflexão são sempre iguais.


As figuras acima mostram, segundo a lei da reflexão, como são geradas certas áreas cegas, ou regiões não varridas pelos espelhos retrovisores. Elas esclarecem também como tais regiões dependem do ângulo mediante o qual são posicionados os retrovisores, assim como deixam claro a maior cobertura visual fornecida pelo posicionamento dos espelhos a 90o com a lateral do veículo. Para ângulos menores que 90o a visão da lateral do veículo aumenta; mas, há uma redução da visão do tráfego na parte traseira do mesmo, o que pode ser muito perigoso. Se o objetivo do motorista deve ser a observação deste tráfego e não da lateral do seu próprio veículo, a posição de 90o é claramente a melhor a ser adotada.


PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Reflexão e Distâncias: Espelhos Retrovisores Planos e Curvos. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.
http://alexandremedeirosfisicaastronomia.blogspot.com/2011/10/reflexao-em-espelhos-retrovisores-e.html. Acessado em 20 de Outubro de 2011. (atualizar a data)

 

Um comentário:

  1. Adorei saber sobre esse negocio de área cega.
    Muitas vezes eu andava na minha moto, e não via alguns carros que ficavam em certas posições, agora eu to sabendo porque eu não vejo, e qual a melhor forma de ajustar os retrovisores.
    adorei essa matéria

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