terça-feira, 11 de outubro de 2011

Primeira Lei de Newton e Danos Estruturais em Terremotos

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)


SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: PRIMEIRA LEI DE NEWTON - INÉRCIA
TÍTULO DO ARTIGO: Primeira Lei de Newton e Danos Estruturais em Terremotos
Muitas casas no Japão consistem de uma simples estrutura de madeira que simplesmente repousa sobre uma fundação de concreto. No caso de um terremoto de magnitude apreciável, quais são os danos mais frequentes que ocorrem em tais residências e qual a explicação física para os mesmos?

O que ocorre, frequentemente, em tais situações é que a fundação de concreto permanece intacta, enquanto que a estrutura de madeira desliza para fora da mesma.





A razão para tal ocorrência é pura e simplesmente a inércia do sistema, ou seja, o fenômeno é regido pela primeira lei de Newton. A fundação de concreto está firmemente presa à Terra, pois tem uma massa apreciável, assim ela apenas oscila de um lado para o outro durante o terremoto e até, algumas vezes, para cima e para baixo.
A estrutura de madeira da casa, entretanto, além de ter uma massa menor que a da fundação, não está tão firmemente agarrada à referida fundação de concreto.
Deste modo, enquanto a fundação de concreto move-se solidariamente com a Terra, a estrutura de madeira da casa desliza facilmente para fora da fundação de concreto.
Este tipo de acidente de deslizamento pode ser prevenido fixando-se mais firmemente a casa à sua fundação de concreto. Entretanto, o fato de a casa estar mais firmemente fixada à sua fundação não a livra de outros tipos de danos estruturais que podem ser causados pelo terremoto.
Dentre estes outros danos, causados em estruturas mais sólidas, está o possível aparecimento de rachaduras, tombamento por inteiro ou até mesmo o afundamento do imóvel. As razões físicas para tais danos, entretanto, são diferentes das aqui apontadas para o deslizamento de uma estrutura mais leve.





PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Primeira Lei de Newton e Danos Estruturais em Terremotos. BLOG Física e Astronomia_Alexandre Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário