terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pink Floyd, Einstein e Educação

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds - Professor de Física e Astronomia, UFRPE)
Para os professores mais antiquados, saudosistas de plantão, que ainda sonham com um retorno a um PASSADO de DISCIPLINA FERRENHA em SALA DE AULA, vale à pena tentar abrir um pouco a cabeça, mudar os seus conceitos e assistir ao CLÁSSICO da banda inglesa Pink Floyd: ANOTHER BRICK IN THE WALL. A imagem tirânica do professor-carrasco e da sua opressiva ESCOLA-FÁBRICA é uma OBRA PRIMA do rock progressivo. E a performance do Pink Floyd é simplesmente do outro mundo:

Este vídeo de Another Brick in the Wall” faz lembrar as sábias palavras de Einstein sobre a Educação:
Na verdade é quase um milagre que os métodos de instrução não tenham exterminado completamente a sagrada sede de saber, pois essa planta frágil da curiosidade científica necessita, além de estímulo, especialmente de liberdade; sem ela, fenece e morre. É uma grave erro supor que a satisfação de observar e pesquisar pode ser promovida por meio da coerção e da noção do dever. Muito ao contrário, acredito que seria possível eliminar por completo a voracidade de um animal predatório obrigando-o, à força, a se alimentar continuamente, mesmo quando não tivesse fome, especialmente se o alimento usado para a coerção fosse escolhido para isso”.
Mais detalhes sobre o pensamento educacional de Einstein podem ser encontrados em nosso LIVRO (em co-autoria com a professora Cleide Medeiros): “Einstein e a Educação” (São Paulo: Editora Livraria da Física, 2005).

Este livro pode ser encontrado nas boas livrarias ou apenas ser lido em grande parte (uns 70%) ON LINE no GOOGLE LIVROS:
Uma versão abreviada do conteúdo do referido livro pode também ser encontrada em nosso ARTIGO intitulado “Einstein e a sua Concepção de Educação” (também em co-autoria com a professora Cleide Medeiros) publicado na Revista Física na Escola (Vol. 6, N.2, Outubro de 2005) e que pode ser encontrado no LINK:



Um comentário:

  1. Thіs іs really attеntion-gгabbing, Yοu're a very professional blogger. I'vе joined
    youг rss feeԁ anԁ sit up fоr
    looking for morе of your magnifісent post.

    Αlsо, I've shared your website in my social networks

    My blog post: Fett am Bauch

    ResponderExcluir