sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Pensamento Dialético de Bento de Jesus Caraça e sua Concepção da Educação Matemática

No ano de 2003 a professora Cleide Medeiros e eu publicamos um artigo na revista Ciência & Educação (Vol. 9, N. 2) nos qual nós enfocávamos a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa.

Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir, no referido texto, uma visão deste importante personagem através da qual ele pudesse ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida, do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento.
Tentamos também tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador e esta vinculação foi apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.
O título do referido artigo é: O Pensamento Dialético de Bento de Jesus Caraça e sua Concepção da Educação Matemática. Ele pode ser acessado diretamente da revista através do sistema Scielo da CAPES no LINK abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário