segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Propagação e Refração de Ondas Sísmicas em Solos Diferentes

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: PROPAGAÇÃO E REFRAÇÃO DE ONDAS SÍSMICAS
TÍTULO DO ARTIGO:  Ondas Sísmicas em Solos Diferentes




As casas que provavelmente sofrerão os maiores danos devido ao terremoto serão aquelas situadas na região do vale junto ao sopé das montanhas. A razão para isso é que as ondas sísmicas do terremoto se propagam facilmente através do solo mole do vale de modo muito semelhante às ondas na água. Assim como uma onda no oceano sofre uma refração ao sair de águas profundas para águas rasas, aumentando de amplitude ao atingir as águas mais rasas da praia, a energia transportada pelas ondas sísmicas tende também a se concentrar nas regiões mais rasas do vale, próximas ao sopé das montanhas. Essa concentração de energia faz com que as ondas sísmicas aumentem de amplitude ao atingirem tais regiões próximas das montanhas e é justamente esta maior amplitude que faz com que elas se tornem potencialmente mais destrutivas. Por vezes essa concentração de energia é suficiente até mesmo para abrir rachaduras profundas no solo mole do vale próximo à base das montanhas e também para destruir várias casas. Ao encontrar, porém, o solo mais rígido das próprias encostas das montanhas, a onda sísmica reduz a sua amplitude e consequentemente o seu alto poder destrutivo. Nas regiões mais centrais do vale, as ondas sísmicas têm grande facilidade para se movimentar em seu solo mole, mas a grande profundidade deste mesmo solo, não permite que a onda concentre muita energia; a energia da mesma se dissipa em um maior volume de solo, causando assim uma menor elevação do terreno, ou seja, uma menor amplitude das referidas ondas e um consequente poder destrutivo mais reduzido.



PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Ondas Sísmicas em Solos Diferentes. BLOG Física e Astronomia_Alexandre Medeiros.
ttp://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=8103177404703470478&postID=179495732415907697
Acessado em 10 de Outubro de 2011. (atualizar a data)



As partes mais baixas de muitos vales são constituídas por um solo macio chamado aluvião. No caso da ocorrência de um terremoto razoavelmente severo, quais as casas que provavelmente sofrerão os maiores danos: aquelas situadas exatamente nas encostas das montanhas que cercam o vale; aquelas situadas sobre o solo mole do vale, mas próximas à base das montanhas ou aquelas localizadas sobre o mesmo solo mole de aluvião, porém longe do sopé das montanhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário