terça-feira, 4 de outubro de 2011

Reflexões sobre Política Partidária e Corrupção

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

Olhando atentamente os cínicos ideários de todos os partidos políticos pode-se chegar a uma simples e paradoxal conclusão:  todos eles se propõem a defender os pobres, a moralidade nas finanças públicas e também a lutarem pela liberdade de expressão.
E, então, como diria ironicamente o Millôr: quem vai defender os coitadinhos dos ricos?
Para ajudar o perplexo eleitor a refletir sobre este aparente paradoxo eu reuni abaixo, na forma de um pequeno texto contínuo, alguns pensamentos a esse respeito de consagrados humoristas. A maior parte deles atribuídos ao Millôr Fernandes, ao Barão de Itararé e ao George Bernard Shaw.
O cidadão e a política
O grande castigo de quem não gosta de política é o de ser governado justamente pelos que gostam. Por isso, o povo geralmente pensa estar escolhendo o salvador da pátria, mas, na verdade, acaba elegendo o exterminador do futuro. É certo que errar é humano, mas culpar as outras pessoas é a alma da política partidária. Afinal, nem todos os contos de fadas iniciam com 'Era uma vez...'; muitos deles começam com 'Quando eu for eleito...'."
A classe política

É verdade também que existem vários idiotas no Congresso. Mas, convenhamos, os idiotas constituem boa parte da população e eles merecem estar bem representados no parlamento. Assim como também os mais religiosos. Políticos religiosos são geralmente aqueles que não assinam nada sem levar um terço.
E o que dizer então da corrupção na política?
Acabar com a corrupção é sempre o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder. Essa gente que fala o tempo todo contra a corrupção está apenas cuspindo no prato em que não ainda comeu. É um erro popular muito comum acreditar que aqueles que fazem mais barulho lamentando-se a favor do povo sejam os mais preocupados com o seu bem-estar.
Mas, o que dizer então de suas verdadeiras intenções?
Políticos partidários são pessoas que ao verem luzes no fim do túnel, vão e compram ainda mais túnel. Algumas pessoas mudam de partido em defesa de seus princípios; outras mudam de princípios em defesa de seu partido. Falam muito em patriotismo, mas o patriotismo é aquilo que eles põem no bolso, quando tomam o poder. E alguns já tem história.
Portanto, vote no que promete menos; a decepção será sempre menor.
Alexandre Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário