terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reflexão da Luz e Espelhos Retrovisores Antiofuscantes

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)


SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: REFLEXÃO DA LUZ: Espelhos Retrovisores Antiofuscantes
TÍTULO DO ARTIGO: Qual a Física do mecanismo dos espelhos retrovisores internos dos automóveis que permite que com uma inclinação dos mesmos se diminua o brilho dos faróis dos carros que vêm atrás?



Os retrovisores internos dos automóveis passaram desde os anos 1970 a serem mais sofisticados. De início eles eram espelhos planos e fixos. Atualmente são espelhos convexos e móveis.
O fato de tais espelhos serem convexos visa ampliar o campo de visão da parte traseira do automóvel, enquanto o fato de serem eles móveis permite que se mude a posição dos mesmos em relação ao motorista e com isso se regule a intensidade de luz que chega aos olhos do motorista. O mecanismo de avanço e retrocesso que permite este ajuste está indicado na figura ao lado.



Os espelhos retrovisores internos são compostos de um espelho convexo com um vidro à sua frente.  Durante o dia a espelho é mantido em uma posição mais avançada (B) enquanto à noite recuamos o mesmo para a posição A. Isso permite que á noite a luz dos faróis dos carros de detrás não ofusque o motorista. O mecanismo de regulagem noturna desvia os raios luminosos para baixo ao recuar o espelho. A imagem dos faróis dos carros de detrás passa a se formar no vidro e é, portanto, bem menos intensa. O diagrama simplificado a seguir (no qual os espelhos aparecem como sendo planos e a pequena refração no vidro é desprezada) ilustra esta regulagem ao exibir os raios luminosos e os caminhos por eles seguidos nas duas posições, dia (normal) e noite (antiofuscante).






PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Reflexão da Luz e Espelhos Retrovisores Antiofuscantes_Alexandre Medeiros, BLOG.

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