terça-feira, 11 de outubro de 2011

Avaliação de Distâncias e de Ângulos: Percepção do Movimento

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: AVALIAÇÃO DE DISTÂNCIAS, ÂNGULO DE VISADA e PERCEPÇÃO DO MOVIMENTO
TÍTULO DO ARTIGO: Por que os objetos distantes parecem se mover mais devagar que os objetos mais próximos?

Isso é uma consequência do fato, já comentado anteriormente, de que objetos mais distantes parecem menores. Deste modo, se dois comprimentos iguais são percorridos em intervalos de tempos iguais, por dois objetos distintos, e um deles está mais próximo do observador enquanto o outro objeto está mais distante deste mesmo observador; aquele corpo que se move a uma maior distância parecerá estar com uma menor velocidade, pois no mesmo intervalo de tempo ele parecerá ter percorrido uma distância menor (efeito de perspectiva). 
Essa sensação de que os objetos mais distantes parecem se mover mais lentamente pode ser claramente percebida ao viajarmos, por exemplo, em um trem, e observarmos a paisagem pela janela. Os objetos mais próximos parecem passar por nós em grande velocidade, enquanto os objetos mais afastados nos parecem bem mais lentos. Esta percepção é tão acentuada que os objetos no horizonte nos parecem parados ou acompanhando o movimento do trem.


Esse efeito pode ser evidenciado nas duas fotografias ao lado. Elas foram tiradas efetivamente da janela de um trem em movimento. Nelas pode-se notar, claramente, que os objetos mais próximos da janela aparecem mais borrados, denotando que passaram pela janela com certa velocidade. Por outro lado, os objetos mais afastados aparecem de forma mais nítida, o que denota que foram observados com velocidades bem menores que aqueles mais próximos da janela.


PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Por que os objetos distantes parecem se mover mais devagar que os objetos mais próximos? Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.
http://alexandremedeirosfisicaastronomia.blogspot.com/2011/10/fisica-no-dia-dia007-percepcao-do.html. Acessado em 10 de Outubro de 2011. (atualizar a data)



Nenhum comentário:

Postar um comentário