quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reflexão e Distâncias: Espelhos Retrovisores Planos e Curvos


Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DE DISTÂNCIAS EM ESPELHOS
TÍTULO DO ARTIGO: Reflexão e Distâncias: Espelhos Retrovisores Planos e Curvos

Por que a distância para o carro de trás que percebemos a partir das imagens fornecidas pelo espelho retrovisor lateral e pelo retrovisor interno de alguns carros nem sempre coincidem?
Porque enquanto os espelhos retrovisores laterais são sempre convexos, para aumentar o campo de visão, os retrovisores internos, às vezes são espelhos planos. Se este for o caso, a imagem formada por um espelho plano encontra-se a uma distância igual à do objeto real em relação ao espelho. O espelho convexo, por outro lado, dá uma ideia de que o carro de trás está mais distante do que na realidade ele está. E isso pode ser muito perigoso se considerarmos essa imagem como uma informação da posição do carro, ao efetuarmos saídas laterais repentinas.


Atualmente, mesmo os espelhos internos costumam também ser convexos, não restando outra saída a não ser olhar para trás a fim de avaliarmos corretamente a distância do carro que vem em nosso encalço. Portanto, cuidado! Os objetos nos retrovisores laterais estão, na verdade, sempre mais próximos do que percebemos através da imagem no espelho. Esse alerta chega a ser obrigatoriamente gravado nos retrovisores em vários países, mas nem todos os motoristas, em nosso país, estão atentos para esse importante detalhe.


PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Reflexão e Distâncias: Espelhos Retrovisores Planos e Curvos. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário