terça-feira, 4 de outubro de 2011

Terremotos no Brasil - VÍDEO de Entrevista na TV

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds - Professor de Física e Astronomia, UFRPE)
O tema dos TERREMOTOS no Brasil é recorrente. Sempre que ocorre algum evento de grandes proporções deste tipo no mundo, os alarmistas tupiniquins de plantão saem de suas tocas e começam logo a sonhar com a chegada iminente do APOCALIPSE, a vinda "anunciada" do ARMAGEDOM. E para isso, alguns canais de TV a cabo muito colaboram com a exibição de seus pseudo documentários catastrofistas que fazem os seus desavisados telespectadores ficar com TERREMOTOS NA CABEÇA.

Esse fenômeno se repete também com TSUNAMIS, Quedas de Asteróides e Explosões em Centrais Nucleares. Os vulcões escapam um pouco desse cenário de paranóia catastrofista, pois pelas próprias caracteristicas geológicas de nosso antigo terreno, seus vestígios são mais difíceis de serem reconhecidos no Brasil. Mas, mesmo assim, bastou um dia desses eu comentar ainda que brevemente em sala de aula que havia um cone de um vulcão extinto aqui bem perto de Porto de Galinhas para os meus próprios alunos entrarem em polvorosa. Todos eles queriam saber, ao mesmo tempo, quando seria a nova explosão.

Nessas ocasiões, eu sempre digo: "calma crianças, devagar com o andor que o santo é de barro".
Eles sorriem, mas  no íntimo não se conformam. Os seus desejos latentes parecem ser mesmo que alguma coisa mais sensacional aconteça; que o vulcão extinto volte logo à vida e exploda com um tremendo estardalhaço. E a midia, essa então, nem se fala. Por ela, o nosso velho resto de vulcão já devia ter explodido era ontem. RISOS ...
Recentemente, me convidaram para falar brevemente sobre TERREMOTOS na TV. Foi logo após aquele enorme ABALO SÍSMICO acontecido no Japão e que foi seguido de um TSUNAMI e de um terrível acidente em uma Central Nuclear próxima.
O VIDEO dessa curta ENTREVISTA encontra-se logo a seguir. Por favor, CONFIRAM.








Nenhum comentário:

Postar um comentário