terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Professor de Química e sua Prova Oral

Alexandre Medeiros

CAUSOSDE PROFESSORES


O Professor de Química e sua Prova Oral




Esse “causo” me contaram e já é bem antigo. Ele se passou, creio que na década de 50, com um famoso professor de Química da Faculdade de Medicina. Naquela época os professores ainda faziam prova oral, uma sabatina. E esse professor era famoso por sua exigência e severidade. Os alunos, um a um, iam sendo sabatinados e um deles aguardava temeroso o seu destino.

Indivíduo não muito aplicado e a quem a Natureza não ajudara muito no raciocínio, o pobre rapaz já estava esperando o seu triste destino na hora da sabatina. De repente, chega o diretor e conversa com o professor ao pé do ouvido.

– Olha! Você sabe aquele estudante ali. E olha disfarçadamente para o referido rapaz.

– Sei! (diz o professor) Ele não sabe nada. É fraco todo.

– Pois, é! Mas ele é sobrinho do senador Fulano de Tal e o senador não tem filhos e gosta do menino como se fosse filho dele.

– E daí?

– Daí, meu amigo, que o senador está resolvendo um problema para a Faculdade e você vai ter de dar um jeito de não reprovar o menino. Pergunte apenas coisas que ele consiga responder.

O professor fica preocupado e na vez do rapaz, tenta simplificar as questões:
Meu filho (diz o professor), eu vou lhe fazer uma pergunta bem direta. Por favor, não se precipite.

– Sim, senhor. Pode deixar! (diz o rapaz já tremendo as pernas).

– Pois, bem. Diga-me o seguinte: o ácido sulfúrico é um ácido ou uma base?
                                                                              
O aluno para, pensa, e bem devagar responde:

– É uma base, não é professor?

O professor olha atônito para o rapaz; mas, lembrando-se do que havia lhe dito o diretor, responde calmamente:

– É, meu filho! Se você comparar o ácido sulfúrico com um ácido ainda mais forte do que ele, ele se comporta como se fosse uma base. Muito inteligente a sua resposta. Cinco pontos! Agora, me diga só mais uma coisinha: você pode beber ácido sulfúrico?

Posso! Não é professor?

– Isso, meu filho, você acertou! Poder beber, você pode, não é? Mas, você morre! Você apenas não DEVE beber ácido sulfúrico, mas PODER beber, você pode. Muito bem, você tirou dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário