segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Absorção da Luz e Fotossíntese: Folhas das Plantas

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: ABSORÇÃO DA LUZ e FOTOSSÍNTESE: Folhas de plantas
TÍTULO DO ARTIGO: Para que servem as folhas das plantas e por que elas costumam abrir e fechar?



 
Do ponto de vista físico, as folhas podem ser interpretadas como grandes coletores de energia solar para que a planta possa usar essa energia na produção de seu próprio alimento por meio de um processo complexo denominado fotossíntese.
Além de captarem energia solar, as folhas também captam dióxido de carbono presente no ar e igualmente necessário para a realização da fotossíntese.
Para realizar esta captação, as folhas possuem orifícios muito estreitos em sua superfície inferior, denominados estômatos, através dos quais o ar penetra na planta.


Já a água, também necessária para a realização da fotossíntese, é retirada do solo pela planta através das raízes. O processo pelo qual esta água captada do solo sobe através da planta é uma questão a ser discutida à parte e está ligada ao fenômeno físico da capilaridade.

As folhas são geralmente muito finas e isso é importante para o que o dióxido de carbono captado possa circular mais facilmente pelas mesmas. Essa pequena espessura das folhas também faz com que elas distribuam a matéria das quais são compostas por uma superfície mais ampla o que maximiza a captação da radiação solar.

Quando a radiação solar incide sobre as plantas com intensidade baixa ou moderada, as folhas se abrem e direcionam-se para o Sol para maximizarem a captação de energia.
Quando, porém, a radiação solar assume intensidades muito altas, que podem danificar as frágeis estruturas das folhas, elas se fecham como um mecanismo natural de proteção.
Nos campos é comum se observar, por exemplo, como as folhas ficam mais finas e enroladas quando expostas ao sol mais quente do meio-dia.



PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Para que servem as folhas das plantas e por que elas costumam abrir e fechar? Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.
http://alexandremedeirosfisicaastronomia.blogspot.com/2011/10/fisica-no-dia-dia002.html. Acessado em 10 de Outubro de 2011. (atualizar a data)

Nenhum comentário:

Postar um comentário