quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Absorção, Reflexão da Luz e Retenção Visual: Truques do Ilusionismo

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: ABSORÇÃO E REFLEXÃO DA LUZ e RETENÇÃO VISUAL: Truques do Ilusionismo
TÍTULO DO ARTIGO: Truques do Ilusionismo

Por que os ilusionistas costumam fazer os seus truques em cenários com o fundo negro?


Este costume dos ilusionistas fazerem boa parte de seus mais importantes truques contra um fundo escuro tem o nome de arte negra. É deste modo, principalmente, que, eles realizam truques como levitações, desaparecimentos, transformações e pessoas sendo serradas ao meio. O fundamento físico dos truques da arte negra reside no fato de que qualquer coisa, pintada de preto, não consegue ser vista se for ser colocada contra um fundo igualmente negro.


Isto é uma decorrência do fenômeno da absorção da luz, pois um corpo de cor negra é definido justamente como aquele que absorve todos os comprimentos da luz visível que incide sobre ele, sem difundir e nem emitir nada.

Uma questão importante é não se confundir um corpo de cor negra (que é do que estamos tratando neste texto), com o conceito físico decorpo negro. Um corpo de cor negra é um corpo iluminado que absorve todos os comprimentos de onda incidentes e que não reflete e nem emite radiação luminosa. Por isso mesmo, é suposto que ele obrigatoriamente não está aquecido; caso contrário emitiria radiação luminosa.
Por outro lado, aquilo que chamamos de um “corpo negro” em Física é necessariamente um corpo aquecido que absorve toda a radiação incidente sobre ele e que também não reflete nada da mesma; mas que, entretanto, emite radiação eletromagnética após transformar a luz incidente em seu interior.
Voltando, então, à questão dos corpos de cor negra, temos que eles são essenciais na realização dos truques da arte negra, não apenas devido ao fenômeno acima mencionado da absorção peculiar que lhes caracteriza; mas, também em combinação com outros efeitos produzidos em conjunto e relacionados com a reflexão da luz e a permanência da visão na retina, como veremos na sequência.
As principais ideias subjacentes à técnica da arte negra são as seguintes:
  • Tudo que for preto não será facilmente notado quando observado em oposição a um fundo negro.
  • Deste modo, para ocultar quaisquer objetos, basta cobri-los com um pano preto.
  • Ao liminar a cobertura preta, o magico faz com que os objetos pareçam surgir do nada.
  • Cabeças, aparentemente sem corpos, podem, deste modo, se mover pelo palco, desde que os referidos corpos estejam devidamente camuflados com panos pretos.
  • Ajudantes vestidos de preto podem se mover livremente carregando objetos pelo palco sem serem vistos.
Um modo de acentuar a dificuldade da plateia em visualizar os objetos cobertos de preto é lançar luzes sobre os seus olhos antes da encenação ter início. Para isso, o palco é comumente rodeado de lâmpadas direcionadas ao público.

A figura da esquerda mostra a cabeça, do modo como ela é vista pela audiência. Já a figura da direita, deixa claro o artifício utilizado para produzir referida ilusão. Nela observa-se o posicionamento do sujeito por trás do espelho personificando a “cabeça”. Evidentemente, apenas a parte superior do corpo deste ajudante fica acima dos espelhos. O espectador tem então uma visão das imagens refletidas pelos espelhos. Vidros planos e grossos poderão também produzir o mesmo efeito visual.
O “mágico” tem o cuidado de se posicionar de lado dos referidos espelhos ou exatamente na parte central dos mesmos, de modo que a sua própria imagem não seja refletida nos espelhos, o que poderia revelar o fundamento físico do truque.

PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Absorção, Reflexão da Luz e Retenção Visual: Truques do Ilusionismo. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário