segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Física das Cores Fortes e das Cores Esmaecidas e a Percepção de Profundidade

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: TONALIDADES DAS CORES E PERCEPÇÃO DA PROFUNDIDADE
TÍTULO DO ARTIGO: A Física das cores fortes e das cores esmaecidas e a percepção de profundidade

Por que em muitas pinturas, as tonalidades mais claras são usadas para representar cenas mais distantes?
Por que se costuma usar tonalidades claras para decorar apartamentos pequenos?

Esta representação é o fundamento de um tipo especial de perspectiva baseado no esmaecimento das cores com o aumento da distância do objeto observado ao observador, e é mais conhecida entre os artistas como perspectiva atmosférica.
Assim como a tradicional perspectiva geométrica, o seu fundamento científico pode também ser encontrado no estudo do cone ótico de visada de um objeto.
A perspectiva, ou seja, a técnica de comunicar a ilusão de tridimensionalidade com uma figura em duas dimensões, não se dá apenas através de sua representação geométrica mais conhecida, ou seja, aquela na qual o ângulo de visada determina que os objetos mais distantes sejam representados em duas dimensões em uma escala menor.
É possível, também, utilizar um conveniente jogo de esmaecimento de cores para produzir efeitos semelhantes de perspectiva. Mas, como isso ocorre e qual o seu fundamento físico?
Isso se deve ao fato de que a intensidade do iluminamento de uma superfície varia com o inverso do quadrado da distância da mesma à fonte de luz.

É esse fato da luz ficar cada vez mais espalhada pelo cone ótico à medida que a distância ao observador aumenta que faz com que quanto mais um objeto esteja afastado deste observador, mais a luz que provém do mesmo lhe pareça mais atenuada e as suas cores lhes pareçam crescentemente mais esmaecidas. Ou seja, pelo fato da energia luminosa ir se distribuindo por uma área cada vez maior, as tonalidades das cores nos parecem cada vez mais claras à medida que um objeto visualizado se afasta de nós e o contraste do mesmo torna-se cada vez mais difuso.

Assim, tonalidades de cores mais esmaecidas dão ao observador uma maior sensação de profundidade. Este fato é largamente aproveitado na decoração de ambientes, fazendo com que, por exemplo, cômodos pequenos sejam decorados com tonalidades de cores mais claras.

Não apenas a atenuação da tonalidade da cor pode dar uma maior sensação de profundidade; a própria cor que venha ser utilizada pode também contribuir para acentuar ou para reduzir este mesmo efeito visual de profundidade.
Este segundo fator de acentuação ou de atenuação da profundidade de um ambiente, decorrente do tipo de cor utilizada, entretanto, não se deve à lei do inverso do quadrado da distância relativa à dispersão da luz pelo cone ótico. Ele decorre de outro fenômeno (a ser analisado em uma questão específica em outro texto desta mesma série de Física no Dia a Dia) e ao qual associamos dois novos conceitos: temperatura das cores e progressividade das cores.

PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. A Física das cores fortes e das cores esmaecidas e a percepção de profundidade. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG. http://alexandremedeirosfisicaastronomia.blogspot.com/2011/11/fisica-das-cores-fortes-e-das-cores.html . Acessado em 28 de Novembro de 2011. (atualizar a data)


Um comentário:

  1. ah, curti seu texto - bem simples de ser entendido, que bom, bem didático mesmo.

    ResponderExcluir