sábado, 19 de novembro de 2011

As Leis de Newton e a Mutação da Crosta Terrestre

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: LEIS DE NEWTON
TÍTULO DO ARTIGO: As Leis de Newton e a Mutação da Crosta Terrestre

Se todas as montanhas sofrem erosão, por que ainda existem montanhas na superfície da Terra?
De fato, se a completa erosão das montanhas leva algumas centenas de milhões de anos, então todas as montanhas, que eventualmente existiam quando a Terra foi formada há 4,5 bilhões de anos atrás, já deveriam ter sido completamente erodidas e assim sendo, a superfície do planeta deveria ser praticamente polida, sem qualquer tipo de característica física.
Erosão é a retirada de fragmentos das partes mais altas de um terreno e a sua condução para as partes mais baixas do mesmo. A erosão é causada pela atuação das águas e dos ventos e pelas mudanças de temperatura que decompõem e desagregam as rochas.

O impacto das chuvas (figura logo abaixo) e do vento (figuras mais abaixo), por exemplo, desagrega as partículas do solo que vão sendo então extraídas e transportadas para os rios, lagos, vales e oceanos.


Com o passar do tempo, a erosão faz com que as montanhas antes pontiagudas fiquem paulatinamente arredondadas e tendam a serem desgastadas até se tornarem planícies.
Entretanto, apesar dessa erosão, as montanhas ainda existem, apesar de que o nosso planeta já tem 4,5 bilhões de anos. Isso nos leva à conclusão de que novas montanhas têm que ser continuamente formadas para substituírem aquelas que vão sendo erodidas.

Mas, de acordo com as leis de Newton nenhuma mudança pode acontecer sem que aja a atuação de uma força que cause tal mudança. Deste modo, forças colossais devem estar agindo para formar novas montanhas.
Isso, entretanto, nos leva à conjecturar que forças seriam essas capazes de criar novas cadeias de montanhas e qual seria a origem das mesmas.
As evidências coletadas, e comentadas em outras questões neste BLOG apontam para a existência de aproximadamente treze gigantescas placas rochosas constituintes da crosta terrestre (as placas tectônicas) que estão em constante movimento flutuando sobre uma camada interior de rocha líquida, o magma.


É justamente o movimento ascensional deste mesmo magma o que causa o surgimento de novas montanhas.

PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. As Leis de Newton e a Mutação da Crosta Terrestre. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário