sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Proteção Acústica Grega contra Solapadores de Muralhas

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: RESSONÂNCIA
TÍTULO DO ARTIGO: Proteção Acústica Grega contra Solapadores de Muralhas

Como os antigos gregos conseguiam descobrir os locais dos túneis subterrâneos que estavam sendo construídos pelos inimigos romanos sob suas muralhas?


Se os romanos criaram a técnica dos solapadores (escavadores de túneis para a destruição de muralhas), os gregos criaram uma técnica contrária para descobrirem o local preciso de tais túneis. Eles faziam pequenos buracos nas paredes das suas muralhas e neles fincavam bastões horizontais. A outra extremidade dos bastões era apoiada na parte convexa de seus escudos metálicos. Assim, a concavidade dos escudos ficava voltada para o interior da fortaleza.


Tais escudos eram dispostos a cada metro e meio de distância ao longo da muralha. O ruído provocado pela escavação de um túnel subterrâneo fazia com que os escudos dispostos na muralha e mais próximos do mesmo vibrassem em ressonância com os ruidos da escavação. Deste modo, a intensidade do som era amplificada pelo formato côncavo dos referidos escudos e a vibração detectada denunciava o local da escavação invasora.
Orifícios estreitos eram então escavados verticalmente pelos defensores gregos em busca dos tais túneis inimigos. Através de desses orifícios era então bombeada uma fumaça tóxica com o auxílio de foles.
A fumaça era produzida pela queima de penas de aves misturadas com plantas venenosas e enxofre produzindo amônia e outros gases tóxicos que asfixiavam os escavadores dos túneis.

PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Proteção Acústica Grega contra Solapadores de Muralhas. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário