quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Primeira Lei da Termodinâmica e o Longo Mergulho das Focas e Baleias

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: PRIMEIRA LEI DA TEMODINÂMICA
TÍTULO DO ARTIGO: A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA E O LONGO MERGULHO DAS FOCAS E BALEIAS
Por que as baleias e as focas conseguem mergulhar por longos períodos de tempo?


Esta questão está diretamente relacionada com outra sobre a qual já escrevi um comentário: a cor das carnes das galinhas e a presença da mioglobina em seus tecidos, responsável pela retenção do oxigênio nos tecidos. Nos mamíferos aquáticos, a mioglobina é normalmente encontrada em grande quantidade. É o que ocorre com as focas, as baleias, os golfinhos e as morsas ou leões-marinhos. Quando comparados aos mamíferos terrestres, esses animais aquáticos possuem mais glóbulos vermelhos e também alvéolos pulmonares mais desenvolvidos e em número maior. E, nos músculos, a abundante presença de mioglobina garante um formidável suprimento de oxigênio. Isso faz com que eles possam mergulhar e permanecer submersos na água por longos períodos de tempo.
Mas, onde entra a Física nessa questão?
É que o oxigênio acumulado na mioglobina dos tecidos é o resultado direto do contínuo e enorme esforço muscular (trabalho) que tais mamíferos exercem em sua faina diária. É a queima (combinação com o oxigênio) dos alimentos ingeridos que propicia a liberação da energia interna contida nas suas ligações químicas. Deste modo, há uma equivalência entre o trabalho realizado por tais mamíferos e a energia contida no sistema composto pelo oxigênio retido na mioglobina e os alimentos ingeridos pelos mesmos. Em outras palavras: o fenômeno ocorre como uma consequência natural da Primeira Lei da Termodinâmica, o nosso bom e velho Princípio de Conservação da Energia.


 
PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. A Primeira Lei da Termodinâmica e o Longo Mergulho das Focas e das Baleias. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG. http://alexandremedeirosfisicaastronomia.blogspot.com/2011/11/primeira-lei-da-termodinamica-e-o-longo.html. Acessado em 17 de Novembro de 2011. (atualizar a data)

Nenhum comentário:

Postar um comentário