sábado, 12 de novembro de 2011

Sobrevivência Espantosa em Queda de Edifício

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICOS: ATRITO e MOMENTO LINEAR
TÍTULO DO ARTIGO: Sobrevivência Espantosa em Queda de Edifício


Um trabalhador em uma plataforma caiu do alto de um edifício em Nova York com mais de vinte andares e escapou ileso, com pequenas fraturas e escoriações. Como pode ser analisado fisicamente este acontecimento?

O referido trabalhador e um companheiro, seu, menos afortunado, estavam limpando janelas sobre uma plataforma de trabalho colocada entre dois prédios próximos. As duas presilhas de sustentação soltaram-se simultaneamente, o que causou uma queda inicial da plataforma praticamente horizontal. O arrasto causado pela plataforma resultou no surgimento de uma força de resistência do ar que desacelerou a mesma de possíveis 175 km/h de velocidade limite para algo próximo dos 95 km/h em sua queda.


Esta nova velocidade limite de queda, entretanto, ainda seria um valor bastante alto para ocasionar um sério desastre. Entretanto, para complementar a boa sorte do referido trabalhador, as extremidades da plataforma resvalaram nas paredes dos dois edifícios e em algumas janelas, desacelerando ainda mais a sua queda.
Ao final, já bem próxima do chão, a plataforma foi subitamente detida pelas suas laterais, encurvando-se em direção ao solo. Isto contribuiu para reduzir ainda mais a força do impacto, tendo em vista que o tempo de parada aumentou.
Pelo Teorema do Impulso-Momento Linear, equivalente à segunda Lei de Newton: 
O fato da massa do trabalhador ser uma constante e a variação de velocidade depender apenas do valor da velocidade no momento do choque (visto que a velocidade final será o repouso) faz com que o aumento do tempo de parada cause um amortecimento do impacto, ou seja, uma redução na intensidade da força. Além disso, quando a plataforma dobrou-se, no instante final da queda, o trabalhador escorregou para o centro da mesma e o seu corpo foi forçado a se encolher, o que reduziu ainda mais a força do impacto.
Uma feliz coincidência de alguns eventos improváveis, mas perfeitamente possíveis e explicáveis, do ponto de vista físico, salvou a vida deste operário. O outro trabalhador, bem menos afortunado, simplesmente tombou da plataforma e faleceu.

Um comentário: