quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Primeira Lei da Termodinâmica e a cor das carnes da galinha

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA E ENERGIA INTERNA
TÍTULO DO ARTIGO: Por que as galinhas possuem tanto carnes brancas quanto carnes escuras?


A diferença na coloração clara ou escura das carnes da galinha deve-se a um pigmento presente nos músculos da ave que é denominado mioglobina. Ele é uma pequena proteína relacionada com a hemoglobina; mas, enquanto a hemoglobina carrega o oxigênio no sangue, a mioglobina retém esse mesmo oxigênio no interior das células musculares possibilitando a produção da energia indispensável para a contração muscular. A célula muscular é plenamente capacitada à produção de trabalho mecânico intermitente, realizado com o consumo da energia química.

Em uma situação de grande atividade muscular, quando trabalho está sendo realizado, os músculos necessitam de muita energia e essa energia é obtida pela “queima” (reação com o oxigênio) do alimento ingerido pelo animal, propiciando assim a liberação da energia interna acumulada em suas ligações químicas.
Se o músculo for usado repetidamente e por longos períodos de tempo, aumenta a quantidade de mioglobina no tecido do qual ele é composto. É por isso que as aves migratórias, como patos e gansos, têm carne mais escura nos músculos do peito – os músculos usados para voar. As coxas da galinha também apresentam carne escura, porque elas usam mais os músculos das pernas do que os do peito. A carne das asas, porém é branca, claro, porque as galinhas não voam.


PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. Primeira Lei da Termodinâmica e a cor das carnes da galinha. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário