sábado, 3 de dezembro de 2011

A Biofísica da Altura da Voz Humana

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: FREQUÊNCIA E ALTURA DO SOM
TÍTULO DO ARTIGO: A Biofísica da Altura da Voz Humana

Qual o Motivo Físico da Voz das Mulheres ser geralmente mais Aguda que a dos Homens?
A distinção entre sons graves e agudos está ligada a uma característica fisiológica da percepção sonora que é conhecida como a altura do som. Esta característica fisiológica, por sua vez, está intimamente relacionada a uma propriedade física das ondas sonoras: a sua frequência. Deste modo, associa-se a percepção de sons mais agudos com a recepção de ondas sonoras de frequências mais altas, assim como a percepção de sons mais graves com a recepção de ondas sonoras de frequências mais baixas. Por outro lado, a voz humana é produzida pela vibração das cordas vocais situadas na laringe, conforme mostra a figura abaixo. A frequência da onda sonora produzida (e assim sendo, a altura a ser percebida) é determinada pelo comprimento e pela tensão das referidas cordas vocais.


Deste modo, quanto menor for o comprimento das cordas vocais e quanto maior for a tensão nas mesmas, tanto maior será a frequência da vibração por elas produzida e tanto mais agudo será o som percebido. A título de comparação: as cordas vocais de um homem adulto têm, em média, de 17 mm a 25 mm de comprimento, enquanto as cordas vocais femininas têm um comprimento em média entre 12,5 mm e 17,5 mm. Assim, pelo fato das mulheres e também das crianças, apresentarem em geral cordas vocais bem mais curtas e mais tensas, elas possuem vozes comumente mais agudas que as dos homens.


PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. A Biofísica da Altura da Voz Humana. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.
http://alexandremedeirosfisicaastronomia.blogspot.com/2011/12/biofisica-da-altura-da-voz-humana.html. Acessado em 03 de Dezembro de 2011. (atualizar a data)

Nenhum comentário:

Postar um comentário