sábado, 3 de dezembro de 2011

A Física da Pintura das Casas

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: DIFUSÃO E REFLEXÃO LUMINOSA
TÍTULO DO ARTIGO: A Física da Pintura das Casas

Qual é a melhor cor para pintar uma casa?

Esta não é apenas uma questão estética, mas também física e do ponto de vista da Física, a melhor opção de pintura para uma casa é a cor branca, por várias razões físicas.
Em primeiro lugar, a cor branca reflete e difunde melhor a radiação luminosa e deste modo mantém a casa fria durante o dia.
Em segundo lugar, o branco irradia menos energia e por isso mantém a casa aquecida durante a noite.
Em terceiro lugar, a pintura branca dura mais, porque ela absorve pouca luz.
Normalmente a absorção da luz contribui para o desgaste da pintura. Como a cor branca absorve pouca luz, por difundi-la mais facilmente, ela contribui assim para a conservação da tinta aplicada nas paredes.
Uma quarta razão para se pintar as casas de branco, diz respeito à iluminação. O pequeno espaço, por vezes existente entre casas vizinhas, faz com que ele seja menos iluminado e as janelas laterais recebam, assim, pouca luz, levando, frequentemente ao uso de iluminação elétrica. A utilização da cor branca faz com que a luz seja mais bem difundida, iluminando, deste modo, as janelas e o interior dos quartos. Por razões semelhantes, de economia de energia elétrica, é interessante pintar também as paredes interiores da casa na cor branca.
Embora não seja tão comum, pintar até mesmo os telhados de branco pode ser também uma boa medida. Assim fazendo, se maximiza a difusão da luz, refrigerando a casa durante o dia e mantendo-a mais aquecida à noite.

PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. A Física da Pintura das Casas. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.
http://alexandremedeirosfisicaastronomia.blogspot.com/2011/12/fisica-da-pintura-das-casas.html. Acessado em 03 de Dezembro de 2011. (atualizar a data)

Um comentário:

  1. céus... estou pintando as casas do Sítio das Estrelas com barro/oca bem escuro misturado ao cal... e trazendo uma cor de urucum mais envelhecido, eu diria.... céus... janelas e portas azul claro, trazendo um belo contraste e tudo inspirando a Terra e o Céu.

    ResponderExcluir