sábado, 3 de dezembro de 2011

A Idade e a Percepção da Passagem do Tempo

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

SÉRIE DE TEXTOS: A FÍSICA NO DIA A DIA
AUTOR: Alexandre Medeiros
TÓPICO: TEMPO E EXPERIÊNCIA VIVIDA
TÍTULO DO ARTIGO: A idade e a percepção da passagem do tempo


Por que o tempo parece passar mais depressa à medida que envelhecemos?
Frequentemente ouvimos algumas pessoas mais velhas afirmarem que o tempo está passando cada vez mais ligeiro. Claro que do ponto de vista físico, não faz nenhum sentido dizer que o tempo passa mais rapidamente quando envelhecemos. Isso, também, nada tem a ver com qualquer efeito relativístico. Ainda assim, a afirmação não é totalmente despropositada do ponto de vista científico; trata-se de uma questão filosófica e psicológica que foi bem abordada originalmente por Martin Heidegger na criação da Fenomenologia, mas que até hoje é pouco compreendida fora dos círculos mais cultos. Notemos, logo de início que estamos discutindo o fenômeno da percepção da passagem do tempo e não a sua efetiva medição.


O que ocorre é que do ponto de vista psicológico, a nossa percepção do tempo se faz necessariamente por comparação com o tempo vivido. Assim sendo, quando jovens a nossa experiência vivida é ainda muito curta e por isso mesmo qualquer intervalo de tempo nos parece bem maior do que quando envelhecemos e já temos experiências vividas de períodos de tempo bem maiores. É por isso, que ao envelhecermos os períodos de tempos passados nos parecem menores, pois os comparamos com experiências vividas mais duradouras, e temos a ilusão, portanto, de que o tempo está passando mais depressa. Ressalte-se, entretanto, que isso se trata apenas de uma impressão subjetiva e que, portanto nada tem a ver com quaisquer medições de tempo que possamos fazer na juventude ou na velhice.

PARA CITAR ESTA FONTE: Medeiros, Alexandre. A Idade e a Percepção da Passagem do Tempo. Física e Astronomia_Alexandre Medeiros, BLOG.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário